Saúde, Harmonia e Alegria

Saúde, Harmonia e Alegria

Lunas Bioabsorventes protegem-nos do contato com as substâncias químicas que os absorventes descartáveis e tampões contém, as quais podem ser a causa de desordens no organismo como alergias, cólicas, cistos, infecções, irritações e até câncer.

O sangue menstrual não é sujo e nem é uma doença, é a descamação do endométrio - tecido que reveste o útero - por não ter ocorrido a fecundação do óvulo. A menstruação é um sinal de que seu corpo está saudável, funcionando bem e que um dia, se quiser, você poderá engravidar.

"Nosso sangue é ouro, pertence à terra, é fertilidade"

Aceitando nossos processos internos e vivendo nosso ciclo menstrual em harmonia, vivemos mais relaxadas e tranqüilas, o que é fator número um na saúde!
Sintomas menstruais

Quando as mulheres começam a se familiarizar com sua Lua - seu ciclo - aprendem a diferenciar, mesmo que vagamente, os sinais de cada fase do ciclo menstrual.

Dependendo de cada mulher os sintomas podem variar:

Na fase de pré- ovulação (dias seguintes à menstruação) é comum ter a sensação de plenitude, de energias renovadas e força.

Durante a fase de ovulação (mais ou menos duas semanas depois da menstruação) é frequente experimentar uma dor pulsante em um lado da parte baixa da barriga e um aumento da secreção vaginal.

A fase de pós- ovulação - ou pré-menstrual - é a que acarreta maiores mudanças físicas e também emocionais. Os sintomas mais comuns são: sentimento de tristeza e melancolia, falta de concentração, inchaço e aumento da oleosidade da pele e cabelos.

Na menstruação, o sangramento varia entre 3 e 7 dias. A quantidade de fluxo varia para cada mulher mas a média de sangramento equivaleria a uma xícara de chá, sendo que 90% é expulso nos 3 primeiros dias da menstruação.Outros sintomas que podem ocorrer nesta fase são: cólicas, dores nas costas e pernas, enjôo, náuseas, vomitos e diarréia.

Plantas que nos ajudam, resgate de conhecimentos naturais e exercícios
A ciência ocidental define a cólica - ou dismenorréia - como o aumento da produção de um hormônio chamado prostaglandina no útero, que provoca contrações uterinas dolorosas.
Mas, de onde vem este desequilibrio hormonal? Qual a sua origem? Será que tem a ver com nosso estilo de vida, com a qualidade de nossa alimentação, de nossos pensamentos ou de como nos relacionamos com nós mesmas?
Acreditamos que se a ciência ocidental contribui de modo positivo com o conhecimento racional, também limita a aproximação com a nossa auto confiança e com a nossa própria direção interna, coerente com as necessidades de cada organismo.
As mulheres tomam grandes doses de medicamentos químicos para tirar esta dor, mas ainda que os mesmos nos ajudem a tratar o sintoma, a razão é mais profunda, indo além de uma simples cólica.

Ao nos aproximarmos da medicina natural escolhemos um caminho que nos ajuda a voltar a confiar na mãe terra, e podemos começar assumindo a origem das nossas dores.
Alimentação, terra, emplastos, posturas, exercícios, pensamentos, sentimentos, luas... Vamos reunir conhecimentos?! Vamos manter nossa saúde! Compartilhe seus conhecimentos, escreva-nos!
Cólicas:
Primeiro respire profundamente, sente-se ou encoste-se em um lugar tranquilo onde não seja interrompida. Sinta-se: será que você mesma tem a resposta?

Alimentação:

Coma alimentos saudáveis, especialmente aqueles que não causem mal estar intestinal. Aumente o consumo de água, sucos, frutas e verduras. Reduza o consumo de gorduras, condimentos e carnes.
Plantas:

A camomila (Matricaria chamomilla, Anthemis nobilis ) é usada para cólicas menstruais. Um banho de assento ou uma ducha vaginal com esta planta alivia a dor. Em infusão se usa as flores, uma xícara, 3 vezes ao dia.
A malva branca (ou Altéia - Althaaea officinalis) utilizada em duchas vaginais ajuda o tratamento dos dutos urinários e dos rins (Acosta - Solis, 1992)

Verbena (Verbena litoralis) da falmilia Verbenaceafacilita a evacuação menstrual. Extraia o suco das folhas, talos e flores masserando-as, sendo que a cor do preparado deve ser verde. Tome meio copo do suco da planta com o suco de um limão, uma vez ao dia.
Nota: Plantas descritas no livro "Manual de Plantas Medicinales y baños de vapor de los Kichwas de la Amazonia Ecuatoriana", FONAKIN - FONAKISE
Figo: Chá de folhas de figo alivia as cólicas por suas propriedades anti-inflamatórias.